12 Nov

Deixe-me começar dizendo o seguinte: nem todo brasileiro gosta de futebol, nem todo brasileiro bebe cerveja, nem todo brasileiro gosta de samba. No entanto, não há como negar que uma grande parte da população brasileira absolutamente ama essas três coisas.

Uma pesquisa de 2012 sobre a maior paixão dos brasileiros constatou que as três coisas que os brasileiros mais amam são futebol, cerveja e carnaval, respectivamente. Esta pesquisa entrevistou homens e mulheres com 18 anos ou mais. Coincidência? Eu acho que não! Os três fazem parte do dia a dia no Brasil desde que somos crianças. Faz parte da nossa herança e cultura.

Então, por que os brasileiros são tão apaixonados por samba, futebol e cerveja?

Samba

O samba é um gênero musical originado nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro no início do século XX. O amor que os brasileiros têm pelo samba vem muito do fato dele ser um produto originalmente brasileiro! E um produto muito bom.

A batida do samba é contagiante. Traz alegria quando você está pra baixo, ajuda a comemorar grandes momentos, dá vontade de dançar… A letra de alguns sambas pode até ajudar a afogar a tristeza quando se está triste.

Samba é a principal atração do carnaval. E os brasileiros adoram carnaval! No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, as pessoas torcem pela escola de samba que amam da mesma forma que torcem por um time de futebol.

Futebol

beer football sambaEmbora a Inglaterra tenha inventado o futebol, existe um ditado muito popular no Brasil, no qual nos referimos a nossa pátria como o “país do futebol”.

O Brasil é a única seleção a participar de todas as edições de Copa do Mundo já realizadas. É também o único país a vencer uma Copa do Mundo cinco vezes. Além disso, a maioria das pessoas considera Pelé o melhor jogador de futebol de todos os tempos – a FIFA até elegeu Pelé o Jogador do Século em uma cerimônia em 2000. Tudo isso ajuda quando se trata dos brasileiros serem apaixonados por futebol.

Todo jogo de futebol é um evento importante no Brasil. Todos os domingos, as famílias se reúnem em casa e os amigos se encontram em bares e pubs para assistir aos principais jogos juntos. É muito comum ouvir vizinhos gritando e soltando fogos de artifício durante o jogo.

Assistir futebol costuma trazer alegria aos brasileiros, sejam eles crianças ou adultos. Um dos primeiros presentes que os pais compram para os filhos quando nascem é uma camisa de futebol do seu time do coração. O futebol também é uma atividade extracurricular muito popular para crianças nas escolas brasileiras.

No geral, o futebol está em nosso sangue desde sempre!

Leia mais em nossa postagem Os Melhores Times Brasileiros: Entendendo a Paixão Brasileira por Futebol.

Cerveja

No Brasil, um copo de cerveja gelada é algo que aproxima as pessoas. Não bebemos cerveja só por causa do álcool ou como forma de relaxar. Beber cerveja é uma forma de se conectar com as pessoas, socializar, fazer amigos.

Sair para tomar uma cerveja depois do trabalho ou depois das aulas da faculdade também é quase obrigatório. Você provavelmente não conhecerá nenhum brasileiro que não tenha ido a um happy hour depois do trabalho. O engraçado é que as pessoas podem nem gostar muito do sabor da cerveja, mas beber com os amigos é muito mais do que tomar um gole da bebida. É algo social. Compartilhar uma garrafa de cerveja com amigos é uma forma de se conectar e criar laços.

É importante notar que, no Brasil, a cerveja deve estar sempre estupidamente gelada. Durante as festas e comemorações, as pessoas sempre se asseguram de ter gelo e espaço suficiente no freezer para acomodar toda a cerveja que compraram. Cerveja morna é absolutamente proibida para os brasileiros.

O chope também é muito popular. Cremosos e suaves, os chopes também conquistam o coração da maioria dos brasileiros.

Misturando samba, futebol e cerveja

brasileiros samba cerveja futebolUm fim de semana típico nas casas brasileiras consiste em fazer churrasco e tomar uma cerveja gelada enquanto ouve música e espera o início da partida de futebol na TV. Não há música melhor para unir tudo isso em uma divertida tarde de domingo do que o samba.

O samba é o que une as pessoas para dançar, cantar bem alto, relembrar velhos sucessos…

A maioria dos bares do Brasil transmite jogos de futebol às quartas-feiras e domingos. Pubs famosos ficam lotados, especialmente durante as finais dos campeonatos. E é muito comum esses bares oferecerem samba ao vivo após o término dos jogos. Você torce pelo seu time, sai com os amigos, toma um drink e dança a noite toda para concluir uma noite de domingo perfeita. Quem está triste porque o seu time perdeu tem a oportunidade de se animar. E quem está feliz porque ganhou pode comemorar ainda mais!

Todos vocês precisam viver esta experiência! Durante as Copas do Mundo, ela é ainda melhor. Sempre parece que o Brasil está sediando o campeonato, com gente reunida em cada bar, em cada pub, em cada restaurante. Samba ao vivo por todo o país em homenagem à Seleção Brasileira, principalmente no Rio de Janeiro. Você vai adorar!

Conte pra gente, você também ama futebol, cerveja e samba?

Estude português brasileiro na Caminhos Language Center e viva o melhor do Rio de Janeiro. Aprenda português enquanto se diverte. Caminhos oferece atividades gratuitas todos os dias após as aulas.



Leave a Comment