30 Set

Quando falamos em comida brasileira, sabemos no fundo que nem todo mundo se apaixona imediatamente pela Feijoada, Farofa, Moqueca ou mesmo pelo querido Brigadeiro. Mas se há uma comida que ganha o coração de 99% dos turistas, podemos dizer com certeza que é a Coxinha!

Coxinha – O salgado mais famoso do Brasil

Se você tem um amigo brasileiro, provavelmente ele já perguntou se você experimentou uma Coxinha enquanto esteve no Brasil. A coxinha é uma das comidas de rua mais populares do país e você pode comprá-la em qualquer lanchonete, padaria ou loja de conveniência.

Assista ao vídeo da professora Josie sobre Coxinha no Instagram da Caminhos.

A Coxinha é um famoso petisco brasileiro, composto por uma massa frita recheada com peito de frango desfiado e bem temperado. Embora a farinha de trigo seja tradicionalmente o ingrediente principal da sua massa, algumas pessoas também podem usar batatas em seu preparo.

coxinha brazilian snack

Parece simples, mas muito deliciosa! E existem muitas variações de recheio para a Coxinha. Embora a receita tradicional leve frango desfiado temperado com cebola, salsa e cebolinha, pimenta e extrato de tomate, algumas receitas podem incluir catupiry, linguiça calabresa, palmito ou vegetais.

E isso não é tudo! Você pode até encontrar locais que vendem esse delicioso petisco recheado com uma coxa de frango inteira. Com o osso saindo na ponta da massa e tudo. Eles não são mais tão fáceis de encontrar, mas ainda vemos vendendo em alguns botecos mais antigos. De qualquer forma, esse tipo de Coxinha ainda é a preferida de algumas pessoas.

Salgados

Assim como quibe, rissole, bolinha de queijo, joelho e outros, a Coxinha é um tipo popular de petisco que os brasileiros chamam de Salgado.

Salgados são petiscos feitos com uma massa frita ou assada e recheios diversos. São como croquetes, mas vêm em diferentes formas e tamanhos, texturas e sabores.

O que significa Coxinha?

Coxinha significa coxa pequena, já que este salgado é moldado pra parecer-se com uma coxa de frango.

História da Coxinha

Há uma lenda urbana que diz que a Coxinha foi inventada porque o filho da Princesa Isabel só comia as coxas e nenhuma outra parte do frango. No entanto, segundo historiadores, a Coxinha teve origem em São Paulo por volta do século 19, quando as pessoas buscavam formas mais baratas e duráveis de consumir cortes de frango.

Há quem diga também que as Coxinhas foram inspiradas em receitas de croquetes portugueses e franceses.

coxinha salgado aperitivo brasil

Receita de Coxinha

Ingredientes 

  • 3 xícaras de água
  • 1 xícara de caldo de galinha
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho
  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1 colher de sopa de molho de tomate
  • Salsa picada a gosto
  • Cebolinha picada a gosto
  • Óleo
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Recheio:

Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.
Adicione o frango desfiado, a salsinha, cebolinha, molho de tomate, sal e pimenta.
Adicione 1/4 de xícara de água e deixe cozinhar até dourar o frango.

Massa:

Ferva a água, o caldo de galinha e a manteiga.
Adicione a farinha de uma vez, mexendo vigorosamente até que a massa solte da panela. Deixe esfriar.
Unte as mãos com óleo e pegue pequenas porções da massa. Recheie com uma colher de chá do frango temperado e modele em forma de coxinhas.
Mergulhe as coxinhas no leite e depois empane na farinha de rosca, certificando-se de cobrir toda a massa.
Frite em óleo quente até dourar.

 

Explore a cultura brasileira estudando português no Rio de Janeiro com a Caminhos Language Centre, a maior e mais animada escola de português do Brasil. A Caminhos oferece atividades gratuitas após as aulas todos os dias para que você possa explorar o Rio, conhecer pessoas novas e praticar português.



Leave a Comment