05 Ago

  • By Amanda Ennes
  • In Brazil
  • Comments 3

Quando pensamos sobre o clima do Brasil, certamente imaginamos um clima tropical, dias ensolarados e altas temperaturas. Bem, não estamos errados. Entre as cidades e capitais mais quentes do Brasil, as temperaturas médias anuais variam em torno de 26°C e 28°C.

As estatísticas também mostram que os recordes de maiores temperaturas já registrados no país estão localizados principalmente na região Centro-Oeste. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás são realmente bem quentes. No entanto, são as regiões Norte e Nordeste do Brasil que apresentam as temperaturas médias anuais mais elevadas.

Então, se você ama um clima quente e a sensação de calor na pele, fizemos esta lista com as 10 capitais mais quentes do Brasil. Assim, você poderá conferir algumas ideias para as suas próximas férias de verão.

As Maiores Temperaturas da História

Recentemente o Brasil bateu o recorde de maior temperatura já registrada na história do país. Em novembro de 2020, registramos oficialmente a marca de 44,8°C na cidade de Nova Maringá, no estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste. Antes, a maior temperatura registrada era de 44,7°C em Bom Jesus, no Piauí.

As outras cidades incluídas no ranking de temperaturas mais altas do Brasil são Orleans em Santa Catarina, Águas Claras em Mato Grosso do Sul, Aragarças em Goiás e Petrolina em Pernambuco.

As Capitais Mais Quentes do Brasil

10. Belém

Capitais Mais Quentes do Brasil

Belém é a capital do estado do Pará, na região Norte do Brasil. É a 11ª cidade mais populosa do país e a primeira colônia europeia na Amazônia.

A cidade tem uma importância valiosa para a cultura brasileira. É o lar de festivais tradicionais, incluindo o Círio de Nazaré, o maior evento religioso do país.

Entre as famosas atrações turísticas de Belém estão o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e o Theatro da Paz.

Chove muito em Belém devido ao clima tipicamente equatorial. A temperatura média anual varia em torno de 25,9°C.

9. Natal

beaches in brazil

Natal demonstra um típico clima tropical, onde faz calor e tem alta umidade o ano todo. Sua temperatura média varia em torno de 26°C. Natal também é chamada de Cidade do Sol porque é uma ensolarada quase o ano todo.

Sua praia mais frequentada, Ponta Negra, se tornou uma das mais famosas do Brasil. Ponta Negra oferece uma vida noturna agitada, repleta de restaurantes, boates e bares. O Morro do Careca, uma grande duna de Natal, é o principal símbolo da região.

Além disso, o centro histórico, o Forte dos Reis Magos e os passeios de bugue são atrações populares em Natal. A cidade é a capital do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil.

8. Aracaju

summer brazil

Aracaju é a capital de Sergipe, na região Nordeste. É um famoso destino praiano para turismo de baixo custo no Brasil.

Com clima quente e úmido, Aracaju está entre as capitais mais quentes do Brasil, com temperatura média anual de 26°C.

A Orla de Atalaia é o principal atrativo da cidade. É um calçadão que inclui restaurantes, hotéis, ciclovia, rampas de skate, um clube de tênis e muito mais.

7. São Luís

temperatura mais alta do brasil

A temperatura anual média em São Luís é de 26,1°C. A cidade tem uma curta estação de seca entre agosto e novembro e a temporada chuvosa domina a maior parte do ano.

São Luís é uma cidade cheia de cultura. Aliás, a festa do Bumba Meu Boi é uma grande tradição na cidade desde o século XVIII. Esta festividade é tão importante que a UNESCO a declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2019. Da mesma forma, a UNESCO também classificou o centro histórico de São Luís como Patrimônio Cultural Mundial por causa de seus mais de 3.000 edifícios em estilo colonial.

Capital do Maranhão, São Luís é também a cidade natal de cantores brasileiros famosos, como Alcione e Pabllo Vittar.

Assista ao vídeo da professora Josie sobre a Bahia, Paraíba e Maranhão e aprenda mais sobre São Luís.

6. João Pessoa

hottest cities in brazil

João Pessoa é uma cidade portuária e capital do estado da Paraíba. A UNESCO classificou-a como Cidade Criativa em 2017, principalmente devido à grande atividade do ramo de artesanato na região.

João Pessoa está entre as cidades mais quentes do Brasil, com temperatura média em torno de 26,1°C. No entanto, em 1969, a cidade atingiu a temperatura mais alta de sua história, 34,8°C.

Ótimos lugares para visitar em João Pessoa incluem a Praia de Tambaú, as Piscinas Naturais do Seixas, a Barra do Gramame e o Centro Histórico.

5. Macapá

ciudades más calientes de brasil

Macapá é a capital do Amapá, na região Norte do Brasil. Sua temperatura média é de 26,6°C. A região de Macapá possui grandes características de floresta tropical e índices de chuvas relativamente altos.

Uma das atrações mais populares de Macapá é o estádio Milton Corrêa. Sua linha de meio campo coincide exatamente com a linha do Equador, com latitude zero.

4. Fortaleza

cidades mais quentes do brasil

Fortaleza está entre os lugares mais visitados do Brasil. A cidade atrai turistas por causa de suas vilas de pescadores, praias tranquilas, estilo de vida litorâneo e vida noturna agitada.

Se você for à Fortaleza, precisa visitar a Praia de Iracema, a Praia do Futuro, o Mercado Central e o mercado de peixe.

A cidade possui um clima tipicamente tropical, com temperaturas elevadas e alta umidade durante todo o ano. Assim como em Macapá, a temperatura média em Fortaleza é 26.6°C.

3. Manaus

hottest capital cities in brazil

Manaus está localizada no coração da floresta amazônica, com temperaturas médias de 26,7°C, chegando a 38,3°C no verão.

A capital do estado do Amazonas é a sétima maior cidade do Brasil, com uma população de mais de 2 milhões de habitantes. Situa-se próximo à confluência dos rios Negro e Solimões, um fenômeno natural incrível que ocorre na região amazônica.

Manaus é um destino turístico, com muitas atrações, como o Teatro Amazonas, o Mercado Adolpho Lisboa, o Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra e muito mais.

2. Teresina

capitales más calientes de brasil

Teresina é a capital do Piauí, estado conhecido por seus sítios arqueológicos e pela maior concentração de pinturas rupestres do mundo.

27,1°C é a temperatura média da cidade, que apresenta um clima tropical semiúmido, com invernos secos e verões chuvosos.

Apesar de Teresina não ser uma cidade litorânea, possui belas praias de água doce, parques e ótimos museus. Por suas inúmeras ruas arborizadas, Teresina também é chamada de Cidade Verde.

1. Boa Vista

capitais mais quentes do brasilCom base em suas temperaturas médias anuais, a cidade de Boa Vista é a capital mais quente do Brasil. Está localizada em Roraima, um estado sem litoral marítimo na região Norte. A cidade costuma ter invernos secos e verões chuvosos. Sua temperatura média é de 27,4°.

Boa Vista destaca-se entre as demais capitais da região Norte do Brasil como uma cidade planejada e moderna, com influências da arquitetura europeia.

Entre os lugares famosos para se visitar em Boa Vista está o Orla Taumanan, um grande píer às margens do Rio Branco.

Aprenda português brasileiro na melhor escola de português do Rio de Janeiro. A Caminhos Language Centre é a melhor opção se você está procurando por cursos de português no Brasil. Verifique nossas opções de Visto de Estudante para o Brasil e hospedagem em casa de família no Rio de Janeiro.



3 Comments

Leave a Comment