27 Ago

Quando vamos visitar um lugar novo, todos temos algumas preocupações sobre cuidados com a saúde. Se você está planejando sua visita ao Brasil, talvez esteja pensando nisso também. Então, quais são os principais cuidados com a saúde ao viajar para o Brasil?

Sistema de saúde no Brasil

public health system in brazil

A saúde é um direito constitucional no Brasil. A saúde pública é universal e gratuita para todos, incluindo turistas estrangeiros. O sistema de saúde universal financiado pelo governo brasileiro é denominado SUS (Sistema Único de Saúde). Ele atende a população de forma totalmente gratuita.

Turistas estrangeiros com problemas de saúde podem buscar atendimento na rede de pronto atendimento, também conhecida como emergência. Algumas opções são o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os hospitais de emergência.

Zika Vírus e Dengue

O Brasil apresenta alto risco de transmissão do Zika vírus e da dengue. Os viajantes devem seguir alguns cuidados com a saúde ao viajar para o Brasil, tomando medidas para evitar picadas de mosquitos. Essas medidas incluem o uso de repelentes, camisas de manga comprida e telas nas janelas dos quartos quando possível.

O Zika vírus pode ser muito perigoso para mulheres grávidas e seus bebês em gestação. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os viajantes se protejam cuidadosamente, usando repelentes adequados com DEET.

Vacinação

vaccination needed in brazil

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia não é exigido para o estrangeiro em sua entrada no Brasil. No entanto, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda fortemente que os turistas tomem a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes de viajar.

A recomendação é tomar a vacina principalmente se for praticar ecoturismo nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Você pode conferir a lista de municípios brasileiros com recomendações sobre vacinação contra febre amarela aqui.

Água da torneira

Embora a água da torneira seja normalmente apropiada para consumo no Brasil, não recomendamos. Você não deve beber água da torneira, a menos que seja fervida ou esterilizada primeiro.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a companhia de tratamento de água usa alguns componentes químicos, como cloro e flúor, para tratá-la. Encanamento antigo e ferrugem também podem afetar a qualidade da água, assim como o alumínio encontrado nos canos.

No Brasil, a maioria dos moradores possui filtros em casa para tornar a água mais própria para consumo.

A pandemia do coronavírus em 2020

Main health care when traveling to BrazilHoje, agosto de 2020, estrangeiros já podem entrar no Brasil para fins de turismo. No entanto, devem provar que têm um seguro saúde que cobre COVID-19. É importante observar que o seguro saúde deve mencionar em seu documento que cobre doenças relacionadas à COVID-19 no Brasil. Funcionários de aeroportos podem desaprovar sua entrada no país se o documento não mencionar o Brasil especificamente.

Esteja ciente de que o uso de máscara facial é obrigatório em todos os locais públicos na maioria das cidades do Brasil. No Rio, você deve usar máscara mesmo se for apenas dar uma caminhada pelo bairro. Você também deve higienizar as mãos com álcool 70 antes de entrar em prédios comerciais e lojas. Na maioria dos estabelecimentos comerciais, os funcionários também podem pedir para verificar sua temperatura.

O distanciamento social ainda é basatante recomendado no Brasil, com a maioria dos restaurantes, bares e atrações  turísticas operando com apenas 50% da sua capacidade.

 

A Caminhos Language Center permanece fechada em agosto de 2020 por conta da pandemia do coronavírus no Rio de Janeiro. Estamos trabalhando muito para um retorno seguro o mais rápido possível.

Na Caminhos Language Center, você aprende a falar português brasileiro de forma eficaz, dinâmica e divertida. Oferecemos um currículo de aprendizagem diversificado, além de imersão cultural no Rio de Janeiro. Conheça mais sobre nossos cursos de português e aprenda português brasileiro enquanto se diverte!



Leave a Comment