02 Abr

  • By Amanda Ennes
  • In Brasil
  • Comments 1

Se você está aprendendo português, ouvir música brasileira é uma ótima maneira de praticar sua escuta e aprender novo vocabulário. Além disso, se você quer fazer amigos brasileiros, é ótimo conhecer as músicas brasileiras mais tocadas nos últimos anos.

Em termos musicais, o Brasil é provavelmente conhecido por sua Bossa Nova e Samba. Mas nos últimos anos, os gêneros musicais mais tocados são definitivamente Sertanejo e Funk Brasileiro.

Sertanejo é a música country brasileira. É o gênero mais tocado no Brasil há décadas, mas ultimamente se tornou mais popular devido a um subgênero chamado Sertanejo Universitário. É basicamente música country tocada por jovens artistas, com batidas acústicas e geralmente mais rápidas que o gênero tradicional do Sertanejo. O Sertanejo Universitário ganhou esse nome porque se tornou muito popular entre os jovens durante festas e shows universitários.

Já o Funk Brasileiro alcançou visibilidade internacional por causa da cantora Anitta, que agora tem uma sólida carreira fora do Brasil. O funk carioca é música para as boates, fazendo todos sentirem vontade de dançar.

Dito isto, hoje em dia tudo o que você vê nas listas das músicas brasileiras mais tocadas é Sertanejo e Funk Brasileiro.

Vamos conferir algumas das músicas brasileiras mais tocadas nos últimos anos.

Brazilian songs recent years

Sertanejo – músicas brasileiras mais tocadas nos últimos anos:

Chitãozinho & Xororó – Evidências

Evidências é uma música sertaneja lançada em 1990. Embora não seja uma música recente, ainda é muito popular em todo o Brasil. Pessoas de todas as idades conhecem a letra completa e ela é provavelmente a música mais popular nos bares de karaokê no Brasil.

Jads & Jadson – Jeito Carinhoso

A dupla sertaneja Jads & Jadson gravou essa música em 2013, obtendo sucesso instantâneo no início daquele ano. Em 2015, no entanto, o grupo Bom Gosto regravou a música mudando seu gênero para Pagode. Jeito Carinhoso voltou às estações de rádio como um enorme sucesso novamente.

Marília Mendonça – Todo Mundo Vai Sofrer 

Marília Mendonça é conhecida como a Rainha da Sofrência, um subgênero da Música Sertaneja. As músicas desse gênero geralmente falam sobre pessoas que sofrem por causa de seus amores.

Jenifer – Gabriel Diniz

Infelizmente, logo após quebrar todas as paradas musicais com sua música Jenifer, Gabriel Diniz se envolveu em um acidente de avião e morreu em 2019. Jenifer foi um grande sucesso durante o carnaval do mesmo ano.

Jorge & Mateus – Propaganda

Jorge & Mateus são uma das duplas sertanejas mais queridas do Brasil. Todo mundo conhece suas músicas, seus shows estão sempre esgotados e as pessoas adoram cantar junto com eles!

Zé Neto & Cristiano – Notificação Preferida

Notificação Preferida é uma música de 2018. O tema desta música é um dos favoritas no mundo sertanejo: superar um relacionamento, o amor e términos de romance.

Brazilian songs recent years 2

Funk Brasileiro – músicas brasileiras mais tocadas nos últimos anos:

Anitta – Show das Poderosas

Show das Poderosas foi lançada em 2013. Seu videoclipe oficial no YouTube já tem mais de 156 milhões de visualizações. Hoje, Anitta é mais vista como uma cantora pop em geral, do que apenas uma cantora de funk brasileiro.

Anitta – Vai Malandra

Outro grande sucesso para Anitta. Vai Malandra também conta com MC Zaac, o rapper americano Maejor e os produtores brasileiros Tropkillaz e DJ Yuri Martins.

Pedro Sampaio – Sentadão

Pedro Sampaio lançou essa música em 2019. Logo se tornou uma das músicas mais tocadas na rádio, alcançando a segunda posição no ranking do Spotify no Brasil.

Ludmilla – Hoje

Você sentirá vontade de dançar assim que ouvir Hoje, lançada em 2014.

Anitta, Lexa, Luisa Sonza, and MC Rebecca – Combatchy

Essa música conta com quatro das cantoras de funk brasileiro mais populares atualmente. Foi um enorme sucesso online, porque muitos influenciadores digitais usaram essa música como pano de fundo para vídeos de maquiagem no Instagram.

Pabllo Vittar – K.O.

Pabllo Vittar é uma drag queen e cantora brasileira de grandes sucessos no Brasil nos últimos anos. K.O. tem 354 milhões visualizações no YouTube.

Musicas brasileiras recentes

Além de Sertanejo e Funk Brasileiro:

Felipe Araújo ft. Ferrugem – Atrasadinha

O gênero dessa música é Pagode, outro gênero de música brasileira muito popular no Brasil — um subgênero do samba. O pagode também está sempre entre as músicas brasileiras mais tocadas todos os anos.

Haikaiss ft. Projota – Pra Te Convencer

Projota é um famoso rapper brasileiro e Haikaiss é um grupo de hip-hop e rap. Essa música, Pra Te Convencer, é um dos raps brasileiros mais tocados em 2020.

Tim Maia – Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)

Segundo a União Brasileira dos Compositores, essa música está entre as 100 músicas brasileiras mais tocadas há anos. Tim Maia morreu em 1998, mas pessoas de todas as gerações ainda conhecem e amam suas músicas. Ele foi responsável por introduzir o soul e o funk dentro da Música Popular Brasileira (ou MPB).

Vitor Kley – O Sol

Uma das músicas mais tocadas em estações de rádio no ano passado. Vitor Kley toca música pop com um clima descontraído, também influenciado pelo reggae e pelo surf music.

Ferrugem – Pirata e Tesouro

Outro pagode muito popular nos últimos anos.

 

A Caminhos Language Center criou esta lista de reprodução no Spotify com ótimas músicas para você ouvir enquanto aprende português. Basta conferir!

Se você estiver interessado em aprender português online durante essa quarentena, a Caminhos está trabalhando com uma excelente plataforma online que permite que você tenha aulas individuais com nosso professor de forma dinâmica e eficaz. Entre em contato conosco (info@caminhosbrasil.com) e solicite mais informações sobre nossas aulas de português online.



1 Comment

Leave a Comment