29 Abr

O Brasil é uma sociedade espiritualmente rica que depende muito da religião e da fé em sua cultura e cotidiano. De acordo com o censo de 2010, 64% da população brasileira se intensifica como católica, enquanto 22% segue os ramos do protestantismo. Ainda assim, outras religiões afro-brasileiras têm grande importância para a cultura brasileira. Elas são fundamentais nos feriados e grandes festividades pelo Brasil.

Na verdade, as religiões no Brasil se complementam. Mesmo pessoas que se consideram católicas, também têm fé em deuses das religiões afro-brasileiras. A mistura entre cristianismo, espiritismo e religiões africanas é o que torna a fé brasileira tão poderosa.

Catolicismo

religiões do Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem o maior número de católicos do mundo. Cerca de 123 milhões de brasileiros se declaram católicos. Isso representa 64,6% da população do Brasil.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo é a segunda maior igreja do mundo. Ela é apenas menor do que a Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano.

O poder das religiões no Brasil também é visto nos feriados nacionais. Quase 50% dos dias de recesso no Brasil são feriados cristãos. Dentre eles, podemos destacar o Dia de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, a Sexta-Feira Santa, e o dia de Corpus Christi.

Os municípios também têm seus próprios feriados cristãos. No Rio de Janeiro, por exemplo, comemoramos o dia de São Jorge em 23 de abril.

As escolas católicas também são bastante populares em todo o Brasil. Segundo a Associação Nacional de Educação Católica, existem cerca de 2.000 escolas e 130 universidades que seguem o método de educação católica no Brasil, com um total de 2,5 milhões de alunos.

O catolicismo está ainda mais presente nas regiões Nordeste e Sul do Brasil. No estado do Piauí, por exemplo, 87,9% da população se declara católica.

Também é comum notar uma sobreposição das religiões afro-brasileiras com as crenças e práticas católicas. No entanto, os brasileiros não acham que isso seja incompatível com sua fé. É bastante comum que os católicos brasileiros exaltem também Iemanjá e São Jorge, orixás muito celebrados pela umbanda e pelo candomblé.

Protestantismo

religiones en brasil

Os holandeses trouxeram o protestantismo para o Brasil entre 1624 e 1625. Naquela época, a religião era disseminada principalmente entre os povos indígenas.

O protestantismo tem crescido rapidamente em todo o Brasil. Conforme informado pelo IBGE, em 1970, havia 4,8 milhões de protestantes no país. Em 1991, os registros mostram 13,7 seguidores e, em 2010, o Brasil registrou 42,3 milhões de protestantes. Podemos dizer que o protestantismo é uma das religiões que mais crescem no Brasil.

Entre esses 42,3 milhões de seguidores, o protestantismo é dividido em vários ramos, como os batistas, adventistas, luteranos, metodistas, pentecostais e outros. O maior grupo da denominação pentecostal no Brasil é a Assembléia de Deus, com mais de 12 milhões de seguidores no país.

Espiritismo

spiritism in brazil religions

O educador francês Allan Kardec iniciou o Espiritismo como religião no século XIX. Os brasileiros também chamam esta religião de kardecismo por causa dele.

A filosofia espírita sugere que os humanos são espíritos imortais que habitam temporariamente corpos físicos por quantas encarnações forem necessárias para atingir aprimoramento moral e intelectual.

Dentre as crenças do Espiritismo, podemos destacar a existência de Deus, a imortalidade do espírito e a reencarnação. Os adeptos do Espiritismo também acreditam na comunicação entre espíritos vivos e desencarnados.

Na década de 1960, o crescimento da doutrina espírita no Brasil foi impulsionado. O médium Chico Xavier popularizou o espiritismo pelo Brasil através de suas obras e livros psicográficos. A popularidade de Xavier permaneceu inalterada no Brasil até sua morte em 2002.

Junto com as religiões afro-brasileiras no Brasil, o Espiritismo ainda sofre muito preconceito por parte da comunidade cristã do país.

Candomblé e Umbanda

afro brazilians regilions

O candomblé e a umbanda são religiões afro-brasileiras muito populares em todo o Brasil. Elas têm semelhanças, como seguir as leis da natureza, veneração de espíritos conhecidos como orixás, incorporação e muito mais. No entanto, essas duas religiões no Brasil também apresentam algumas diferenças.

Escravos africanos trouxeram o candomblé para o Brasil no final do século XVI. Eles acreditam que os orixás são seus ancestrais divinos, espíritos da natureza que representam um Deus único, criador de tudo. Além disso, o Candomblé pratica o sacrifício de animais aos orixás, e a forma mais comum de assistência é através do jogo de búzios. A leitura dos búzios representa o meio pelo qual a fé entra em contato com as divindades.

Por outro lado, a umbanda é uma religião criada no Brasil no início do século XX. Além de seguir as leis da natureza, também acredita fortemente nos princípios da fraternidade e da caridade. Para os umbandistas, os orixás são espíritos ancestrais, manifestações do Deus único. Além disso, acreditam os espíritos incorporados durante seus trabalhos são de pessoas que voltam à Terra para praticar a caridade. Os médiuns são responsáveis ​​pela incorporação de espíritos e pela bênção e limpeza espiritual de outros membros.

Praticantes do candomblé e da umbanda também fazem oferendas aos orixás. Essas ofertas incluem doces, brinquedos, fumo, álcool, perfume e comida. Tudo depende da religião e do orixá para o qual o presente está sendo oferecido.

Experimente a cultura brasileira enquanto estuda português no Caminhos Language Center. Temos muito mais que aulas de português para estrangeiros, oferecemos uma completa imersão cultural no Brasil. Também podemos ajudá-lo com acomodação no Rio de Janeiro e visto de estudante para o Brasil.

Experience the Brazilian culture while studying Portuguese at Caminhos Language Centre. We have much more than Portuguese classes for foreigners, we offer a complete cultural immersion in Brazil. We can also help you with accommodation in Rio de Janeiro and student visa for Brazil.



Leave a Comment