20 Ago

O Rio de Janeiro é um lugar lindo, onde a cidade grande e a natureza integram-se maravilhosamente bem. Os picos rochosos, a floresta, os edifícios e a costa deslumbrante — tudo combina incrivelmente por aqui. É fascinante pensar que há trilhas espetaculares bem no meio do Rio de Janeiro. Melhor ainda, provavelmente a apenas alguns quilômetros da sua acomodação.

Com vistas deslumbrantes, muitas das trilhas no Rio de Janeiro levam você a mirantes, montanhas e morros maravilhosos. Você vai adorar se aventurar na selva urbana do Rio! Se você está visitando a Cidade Maravilhosa, não perca a oportunidade de aproveitar o ar livre da cidade.

Confira as melhores trilhas no Rio de Janeiro:

Morro Dois Irmãos

morro dois irmaos two brothers hikes rio de janeiroO Morro Dois Irmãos é a famosa montanha rochosa que você vê no fundo de todas as fotos tiradas na Praia de Ipanema. A encosta tem vista para o mar e fornece uma incrível visão panorâmica de quase toda a cidade.

A entrada da trilha do Dois Irmãos fica no alto do Vidigal, uma das comunidades mais famosas do Rio. Mas não se preocupe — o Vidigal é uma das favelas mais seguras do Rio. Os moradores estão acostumados com os turistas na área. Por lá, existem vans e moto-táxis que podem levá-lo até a entrada da trilha.

O Morro Dois Irmãos é um dos passeios preferidos de turistas no Rio de Janeiro. A trilha é relativamente desafiadora, tendo algumas passagens mais íngremes pelo caminho. No entanto, também é bastante rápida, pois a caminhada em si leva cerca de 40 minutos.

Pedra Bonita

Esta é uma ótima opção se você está procurando uma trilha menos desafiadora, porém com o mesmo fator de empolgação das outras caminhadas. A Pedra Bonita oferece uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. É possível observar todo o lado oeste e sul do Rio lá de cima!

A maneira mais fácil de chegar à Pedra Bonita é pegando um ônibus até São Conrado e chamando um Uber para te levar até a entrada da trilha. Em São Conrado também é possível pegar o ônibus 448 que vai te deixar bem no portão de entrada da trilha, mas se não estiver com sorte, este ônibus pode demorar mais de uma hora para passar. É melhor economizar tempo.

A caminhada dura de 30 a 40 minutos e é muito fácil de completar. Você não precisa estar em excelente forma física para se aventurar na Pedra Bonita.

O topo da montanha é como um grande platô rochoso com bastante espaço para relaxar, deitar, apreciar a vista e talvez fazer um piquenique.

Morro da Urca

morro da urca trail rio de janeiro brazil

Todo mundo sabe que é possível pegar um teleférico da Praia Vermelha até o Pão de Açúcar com parada no Morro da Urca. Esta é provavelmente a atração mais famosa do Rio de Janeiro, e também uma das mais caras. A viagem completa pode custar R$105.

O que as pessoas talvez não saibam é que é possível fazer uma trilha até o Morro da Urca e curtir a atração de graça.

Esta é a trilha mais fácil entre as apresentadas nesta lista. Se você não parar para descansar, pode chegar ao topo do Morro da Urca em apenas 20 minutos. O acesso à trilha fica na Pista Cláudio Coutinho, uma via de pedestres com 1,25km de comprimento e que contorna o morro.

Do alto da montanha, você tem uma visão de 360º do Rio de Janeiro, com vista para Copacabana, Ipanema, Botafogo, o aeroporto Santos-Dumont, a Baía de Guanabara, a cidade de Niterói e muito mais. Lá em cima há um café, uma lanchonete, alguns restaurantes, barracas de lembrancinhas e áreas de lazer.

E o melhor: já no Morro da Urca, é possível comprar uma passagem de bondinho para o Pão de Açúcar por menos de R$50. Assim, você pode aproveitar seu passeio ao máximo. 

Curiosidade: também é possível chegar ao topo do Pão de Açúcar de graça. No entanto, você precisa ser um alpinista experiente. Ao visitar a Urca, é muito comum observar algumas pessoas escalando o Pão de Açúcar.

Pedra da Gávea

pedra da gavea trilhas rio de janeiro dormir

A Pedra da Gávea fica perto da Pedra Bonita. Porém, a rocha é mais alta e a caminhada até lá é um pouco mais difícil. A trilha dura cerca de três horas e é recomendável que você esteja em relativamente boa forma para participar. No caminho, você precisará usar cordas para escalar uma rocha íngreme de 20 metros de altura ao lado de um penhasco. Talvez seja melhor contratar um guia turístico para levá-lo até lá.

Do alto, é possível desfrutar de vistas deslumbrantes de Ipanema, Copacabana, Lagoa, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. A Pedra da Gávea tem 842 metros de altura.

Para chegar à trilha da Pedra da Gávea, é preciso caminhar até o final da Estrada Sorimã, na Barra da Tijuca.

O cume é um platô rochoso com muito espaço para atividades e descanso. Mesmo sendo contra leis ambientais, muitas pessoas optam por acampar e pernoitar na Pedra da Gávea. Eles fazem isso para assistir ao pôr e o nascer do sol do topo da rocha.

Pedra do Telégrafo

pedra do telefrafo rio de janeiro brazil

A Pedra do Telégrafo é a famosa pedra de onde você pode tirar as fotos mais incríveis, parecendo que está pendurado ou caindo dela. Claro que tudo é uma questão de perspectiva e é muito seguro tirar essas fotos.

A caminhada até a Pedra do Telégrafo é fácil e simples e leva 40 minutos. O lado ruim dessa viagem é a fila de pessoas para tirar fotos na rocha. Se você não chegar lá bem cedo (MESMO!), pode ter que esperar até 2 horas na fila para conseguir aquela foto perfeita para o Instagram. Do alto, você tem uma vista paradisíaca do oceano e das praias mais isoladas do Rio.

O local fica longe da cidade — mesmo que você pegue um Uber, pode gastar muito dinheiro, pois a trilha fica a mais de uma hora de distância de Ipanema. Se você quiser ir de transporte público, talvez precise pegar três ônibus. Portanto, provavelmente a melhor maneira de chegar lá é contratando um tour organizado ou alugando um carro.

Pico da Tijuca

tijuca peak tallest mountain in rio

Localizado no coração do Parque Nacional da Tijuca, é o pico mais alto do Rio de Janeiro, com 1.022 metros de altura. A caminhada não é difícil em si, mas leva cerca de duas horas e meia para subir até o topo.

A trilha é bem sinalizada e há muita vida selvagem ao longo do caminho. Se você tiver sorte, encontrará alguns macacos, pássaros selvagens e lagartos.

O topo do Pico da Tijuca oferece uma visão panorâmica de 360º completa do Rio de Janeiro. É possível ver o Estádio do Maracanã, o Cristo Redentor, a maioria dos bairros do Rio, a ponte Rio-Niterói e muito mais.

O acesso ao pico fica no Alto da Boa Vista. Peça informações sobre a Estrada dos Picos.

Costão de Itacoatiara

costao itacoatiara trilhas rio de janeiro niteroi

Se você já fez as caminhadas acima, que tal explorar a cidade vizinha do outro lado da Baía de Guanabara? Niterói é uma cidade menor do que o Rio, a 13 quilômetros da Cidade Maravilhosa, com praias oceânicas incrivelmente bonitas.

O Costão de Itacoatiara está localizado na Praia de Itacoatiara, que é a mais bonita de Niterói. É o lar de surfistas e jovens moradores. A natureza ao redor da praia e da montanha é incrível e a vista do topo é deslumbrante.

A caminhada começa na praia e dura cerca de 30 minutos em uma subida íngreme. Não é a caminhada mais difícil, mas também não é fácil. De lá você pode ver Rio de Janeiro e Niterói.

Para chegar a Itacoatiara, primeiro, pegue a barca do Rio para Niterói. Em seguida, pegue um ônibus para Itacoatiara no terminal de ônibus próximo à estação das barcas em Niterói. Há um posto de informações para visitantes próximo à estação das barcas e outro em Itacoatiara.

Aproveite as trilhas no Rio de Janeiro!

Se você não se sente confortável para fazer essas caminhadas no Rio de Janeiro por conta própria, procure um guia de viagem para ajudá-lo. Esteja ciente de que você precisará entrar em algumas comunidades para ter acesso a essas caminhadas, então certifique-se de se manter no caminho certo e reúna muitas informações antes de começar sua aventura!

A Caminhos organiza diversas trilhas no Rio de Janeiro e nossos alunos podem vir com a gente gratuitamente. A maioria das caminhadas mencionadas acima faz parte de nossa atividade gratuita de city tour que acontece todas as terças e sextas-feiras. Fique de olho em nosso calendário de atividades e não perca a oportunidade de visitar lugares incríveis no Rio de Janeiro com seus colegas de turma.

Estude português brasileiro e aproveite ao máximo sua viagem ao Rio de Janeiro. A Caminhos oferece cursos intensivos de português e você pode aprender português enquanto se diverte! Quando você estuda na Caminhos Language Centre, parte do valor que você pagou vai para o nosso projeto social, chamado Mais Caminhos, que atende crianças e jovens carentes do Rio de Janeiro.



Leave a Comment