17 Set

Por ser uma cidade turística, o Rio de Janeiro reúne diversas culturas de todo o Brasil. Parte da população do Rio de Janeiro tem origem em outros estados. Muitas pessoas que vieram para cá trabalhar e estudar ajudaram a construir o que a cidade é hoje. Portanto, grande parte das comidas típicas do Rio de Janeiro tem influências de outras culturas. O Nordeste do Brasil e também Portugal têm grande influência na alimentação do Rio de Janeiro.

Agora que você já leu sobre comida tradicional do Brasil, vamos conferir alguns pratos populares do Rio de Janeiro que os cariocas adoram.

Biscoito Globo & Chá Mate

food in rio de janeiro comida do rio de janeiroO biscoito de polvilho em forma de anel acompanhado do chá de erva-mate gelado é o lanche mais tradicionais das praias do Rio de Janeiro. A marca Biscoito Globo foi fundada em 1964 e se tornou o biscoito de polvilho mais famoso da cidade. A combinação desse biscoito com o chá é tão popular no Rio que o governo os listou como patrimônio cultural do Rio de Janeiro em 2012.

Embora a versão salgada do Biscoito Globo seja a mais popular, existe também a versão doce. O Biscoito Globo é vendido em embalagens de papel e seu logotipo se tornou um design tão popular que faz parte de muitos produtos, como toalhas de praia, camisetas e chinelos.

Os vendedores de praia vendem essa combinação nas praias cariocas durante todo o ano. O biscoito de polvilho é uma das comidas mais populares do Rio de Janeiro. Também é possível comprar esta guloseima em qualquer supermercado do estado. Os cariocas também costumam fazer chá de erva-mate em casa para beber durante as refeições.

Filé à Oswaldo Aranha

oswalso aranha food rio de janeiro

Oswaldo Aranha foi um político, diplomata e advogado brasileiro. Nos anos 30, frequentava o mesmo restaurante na Lapa toda semana e pedia um bife com alho acompanhado de batatas e farofa. As pessoas que também frequentavam o mesmo restaurante começaram a pedir a mesma coisa e o prato rapidamente se tornou popular na cidade.

O segredo do prato é usar bastante alho para temperar o bife e farofa feita com ovos e batata portuguesa crocante como acompanhamento.

Sopa Leão Veloso

leao veloso comida do rio de janeiroO nome da sopa é uma homenagem ao diplomata Paulo Leão Veloso. Nos anos 30, Leão Veloso foi à França e provou o prato Bouillabaisse. De volta ao Brasil, trouxe a ideia para o seu restaurante preferido, o Restaurante Rio Minho, no Centro. O restaurante, então, criou uma versão brasileira do prato.

O Restaurante Rio Minho é um tradicional restaurante de frutos do mar do Rio de Janeiro, fundado em 1884. Ele funciona até hoje. 

Os principais ingredientes da sopa Leão Veloso são peixe, camarão, polvo, lula, mexilhão, pimentão e tomate. Os temperos também são muito importantes na receita, como coentro, alho e salsinha.

Cachorro-quente

hot dog food in rio de janeiroCachorro-quente é uma comida famosa em todo o mundo. No entanto, cada lugar tem uma maneira única de comê-lo. Nos Estados Unidos, os cachorros-quentes tradicionais levam apenas salsichas em um pão com ketchup e mostarda. Já os paulistas gostam de colocar purê de batata no deles. Em João Pessoa, carne moída é obrigatória no cachorro-quente.

No Rio de Janeiro, porém, cachorros-quentes são tão saciantes quanto uma refeição completa. Os vendedores ambulantes oferecem todos os tipos de acompanhamentos para seus cachorros-quentes. Começando com queijo parmesão ralado, azeitona, ervilha, milho e batata palha, seguido por ovos de codorna, uvas passas e molho de tomate.

A maioria das barracas de cachorro-quente do Rio permite que você mesmo sirva seus acompanhamentos, dando a você a chance de adicionar a quantidade que quiser em seu cachorro-quente.

Chuvisco

chuvisco dessert rio de janeiroTradicional da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio de Janeiro, o Chuvisco é uma sobremesa deliciosa. Seus principais ingredientes são gemas de ovos e açúcar. Pode ser servido cristalizado ou em calda. O Chuvisco também é conhecido como Pingo de Ouro e tem origem em Portugal.

 

Estude português do brasileiro com a Caminhos Language Centre. Mergulhe na cultura brasileira e viva o Rio de Janeiro.



Leave a Comment