Blog
Comida de Festa Junina Tradicional no Brasil
- 25 de junho de 2020
- Posted by: Amanda Ennes
- Category: Brasil
Estamos em junho, é época de Festa Junina no Brasil. E uma das coisas que mais gostamos nesta data do ano é a deliciosa comida de Festa Junina, com todos aqueles pratos saborosos.
Mas antes de tudo, se você ainda não conhece a Festa Junina, precisa conferir nossos artigos anteriores Festa junina na Caminhos Language Centre: diversão e aprendizagem cultural, Festa Junina … o outro Carnaval do Rio e 5 principais festivais brasileiros tradicionais.
Basicamente, a Festa Junina é uma festa tradicional que ocorre no Brasil durante o inverno. É uma grande parte da cultura brasileira, que celebra a época da colheita e também dos santos São João Batista, São Pedro e Santo Antônio. A festa é conhecida por suas roupas tradicionais, cores, decorações, jogos e, claro, pela comida!
A maioria dos pratos que comemos durante esta festa é feito de milho. Alguns são doces, alguns são salgados.
Vamos aprender mais sobre a tradicional comida de Festa Junina no Brasil:
Aipim e Batata Doce com Melado
Uma receita fácil e simples feita durante a temporada de Festa Junina e amada por quem gosta de comida agridoce. Basta cozinhar essas raízes com uma pitada de sal e jogar um fio de melaço (ou melado) em cima. Bom apetite!
Bolo de Fubá
Delicioso bolo feito com farinha de milho.
Cachorro-quente
Apenas um cachorro-quente — você pode estar pensando. No entanto, o cachorro-quente do Brasil é bem diferente do resto do mundo. Primeiro de tudo, cozinhamos as salsichas em molho de tomate com alho, cebola e pimentão. Em seguida, colocamos a salsicha e o molho em um pão de cachorro-quente e recheamos com ingredientes deliciosos, como milho verde, queijo ralado, ervilha, passas e batata palha. Ah, não se esqueça de adicionar um ovo de codorna em cima de tudo. Clássico!
Caldo Verde
Uma sopa quente feita de batatas, couve e linguiça de porco defumada — a famosa linguiça calabresa.
Canjica
Essa sobremesa sempre causa um pouco de rivalidade no Brasil durante a temporada de Festa Junina. Isso acontece porque algumas pessoas a conhecem pelo nome de Canjica e outras a chamam de Munguzá. Tudo depende da região de onde você é. Aqui no Rio, chamamos de Canjica.
A canjica é um tipo de mingau feito com grãos de milho branco (canjica), cozidos com leite de coco, coco ralado, açúcar, canela e cravo. Você escolhe se prefere comer frio com quente.
Cocada
Um doce de coco feito basicamente de coco e açúcar. Algumas pessoas adicionam leite condensado à receita para tornar a Cocada mais cremosa e deliciosa!
Curau
Lembra quando dissemos que a Canjica se chama Munguzá em algumas partes do Brasil? Bem, para essas mesmas pessoas, o Curau na verdade se chama Canjica. Confuso, né? O Brasil realmente é muito diverso e diferente.
Aqui no Rio, o que chamamos de curau é um pudim de milho doce e cremoso que tem como principais ingredientes milho, leite e açúcar.
Cuscuz de Tapioca
Se você já esteve em qualquer praia do Rio de Janeiro, provavelmente já viu alguns vendedores ambulantes vendendo cuscuz de tapioca na praia. É um doce muito popular no Brasil. Cuscuz um tipo de bolo cremoso feito de tapioca, coco ralado, leite condensado e leite de vaca.
Doce de Abóbora
Abóbora, coco e açúcar são cozidos lentamente até que uma deliciosa sobremesa nasça!
Maçã do Amor
Maçã e cobertura caramelizada, como em qualquer parte do mundo.
Milho Cozido
Espiga de milho cozido no vapor. Geralmente servido com uma pitada de sal e manteiga.
Paçoca
Um doce tradicional brasileiro feito com amendoim, açúcar e sal. A paçoca é extremamente popular em todo o Brasil, durante todo o ano.
Pamonha
O milho verde ralado é envolto em casca de milho para ser cozido. Os principais ingredientes são apenas milho e leite. No entanto, você pode adicionar sal para um prato salgado ou açúcar para uma sobremesa doce. Ambos são muito comuns na Festa Junina no Brasil.
Pé-de-Moleque
Um doce popular feito de amendoim e açúcar mascavo.
Pipoca
Pipoca. Só isso!
Quentão
Bebida alcoólica que mistura cachaça, açúcar e especiarias, como cravo, canela em pau, gengibre e casca de laranja. Esta bebida é fervida e servida muito quente. Lembre-se que a Festa Junina é um festival de inverno, por isso precisamos nos manter aquecidos.
Salsichão
Basta usar uma churrasqueira para cozinhar o salsichão, um tipo de salsicha. No entanto, esta salsicha é mais longa, grossa e geralmente um pouco mais condimentada. Sirva com farofa e voilá!
Vinho Quente
Para algumas pessoas, esse é o verdadeiro Quentão. Vinho tinto quente misturado com especiarias, como gengibre e canela, e servido com maçãs picadas.
A cultura brasileira é ótima! A comida brasileira é a melhor! Estude português e mergulhe na cultura brasileira. Explore o Rio de Janeiro e faça parte da família Caminhos! Participe do nosso Curso Intensivo de Português e aprenda Português dentro de algumas semanas!