Blog
Frutas brasileiras e onde comprá-las no Rio
- 29 de outubro de 2020
- Posted by: Amanda Ennes
- Category: Brasil
O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo. O clima tropical úmido é ideal para o cultivo de frutas e vegetais. É por isso que temos tantas frutas nativas por aqui. Então, quantas frutas brasileiras você conhece?
Estudos indicam que existem mais de 300 frutas nativas no Brasil. Algumas delas já são bastante conhecidas em todo o mundo, como o abacaxi, o açaí e o maracujá. No entanto, ainda existe uma gama de outras frutas brasileiras que muitos estrangeiros desconhecem. E você ficará surpreso ao experimentá-las pela primeira vez!
A comida é algo muito importante no Brasil, assim como as frutas! Aqui está uma lista de algumas frutas brasileiras do Cerrado e da Mata Atlântica que você precisa experimentar ao visitar o Brasil:
Table of Contents
ToggleAbiu
É uma fruta que contém látex e pode ser usada para fazer colas e remédios quando ainda está verde. Quando madura, tem a casca amarela e é doce. Tem vitaminas B1, B2, B5 e C. Sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios como uma cola.
Açaí
O açaí é uma fruta nativa da floresta amazônica. É um ingrediente importante na alimentação diária dos habitantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por lá, o açaí é tradicionalmente usado como uma pasta neutra que acompanha o almoço. Da fruta é feito um purê, que é servido com farinha de mandioca e peixe. No entanto, em outras partes do Brasil, especialmente nas regiões mais ao sul, é mais comum que o açaí seja servido como uma vitamina, coberto com xarope de guaraná, granola e rodelas de banana.
Araçá
O araçá se parece com a goiaba em gosto e aparência, mas é menor e azeda. É uma fruta pequena e redonda, com sementes pequenas e rica em vitaminas A, B e C. É uma fruta amarela com pele aveludada e fina. Sua polpa é doce e suculenta.
Cabeludinha
A cabeludinha é uma fruta que contém uma única semente e polpa suculenta e doce, rica em vitamina C. A fruta é coberta por uma casca aveludada.
Cajá
O cajá é uma fruta um pouco azeda e agridoce. Ótima fonte de vitaminas, rica em fibras, fósforo, ferro e cálcio. A polpa é usada na produção de geleias, sucos e sobremesas.
Caju
Constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo floral. A castanha torrada é usada como petisco e exportada para o mundo inteiro. A polpa é carnosa, podendo ser amarela, vermelha ou rosada. O caju é rico em vitamina C e ferro. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado para fazer sucos, doces, licores e muito mais.
Castanha do Pará
Rica em gorduras boas, minerais e tem grande valor nutritivo.
Cupuaçu
Fruta muito saborosa e de sabor forte, usada para fazer sucos, doces, sorvetes e bombons de chocolate. Também é possível usar o cupuaçu para fazer manteiga, que é usada em cosméticos.
Goiaba
Sua casca pode ser verde, amarela ou roxa por fora e sua polpa rosa ou branca. Contém muitas sementes que podem ser engolidas por humanos sem danos à saúde. As goiabas são pobres em gordura e açúcar, perfeitas para dietas de baixa caloria.
Guaraná
Como suplemento alimentar, a semente de guaraná é um estimulante eficaz, tendo o dobro da quantidade de cafeína encontrada nas sementes de café. A fruta também é popular no Brasil como ingrediente principal de um refrigerante nacional com o mesmo nome. Apesar de a fruta ser bastante comum na Amazônia, não é comum encontrá-la em supermercados.
Jabuticaba
As frutas crescem tronco da árvore. Tem a casca preta e polpa branca, com uma única semente. São consumidos principalmente in natura, mas também servem para fazer geleia, licor e vinho.
Maracujá
O maracujá cresce na videira. Pode ter casca roxa ou amarela. A maioria dos maracujás no Brasil é muito azedo, mas existem alguns tipos que são doces. Tem baixo teor de gordura e é uma ótima fonte de fibra alimentar. No Brasil, a mousse de maracujá é uma sobremesa muito apreciada. O suco de maracujá também é bastante popular.
Pinhão
Pinhão é a semente da árvore chamada araucária, tradicional do Paraná. O pinhão é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e minerais importantes. É tradicionalmente consumido assado ou cozido e pode ser comido como doce ou salgado.
Pitanga
É vermelha e tem o sabor azedinho. Apesar de muito popular entre os brasileiros, não costuma ser muito comercializada por ser muito sensível para o transporte. É um ótimo antioxidante e tem muitas vitaminas e sais minerais.
Seriguela
Embora não seja comum encontrar Seriguela nas regiões mais ao sul do Brasil, é bastante fácil encontrá-la nas feiras livres de dezembro a fevereiro. As seriguelas são frutas ovais com polpa doce e suculenta. Podem ser consumidas in-natura ou usadas para fazer geleias, sobremesas e sucos.
Umbu
Fruto aromático com polpa suculenta, o umbu é muito refrescante. Tem muita vitamina C — mais do que laranjas, na verdade. Também contém vitamina A, ferro, cálcio e fósforo.
Onde comprar frutas brasileiras no Rio de Janeiro
Hortifruti
A rede de supermercados Hortifruti costuma ter uma ótima variedade de frutas brasileiras disponíveis. Lá você também encontra frutas exóticas e importadas que não são fáceis de se comprar em qualquer mercado.
Endereços:
Copacabana: Rua Dias da Rocha, 45
Copacabana: Rua Siqueira Campos, 74
Ipanema: Rua Visconde de Pirajá, 22
Botafogo: Rua Voluntários da Pátria, 323
Leblon: Rua Dias Ferreira, 57
Mercado Municipal
O Mercado Municipal do Rio de Janeiro (CADEG ) é uma grande área comercial onde você pode encontrar de tudo: frutas, roupas, flores, cereais, temperos e muito mais. Além da variedade de produtos, os preços na CADEG costumam ser muito bons também.
Endereço: Rua Capitão Felix, 110 – Benfica.
Feiras de rua (Feiras livres)
No Brasil é muito comum as pessoas comprarem frutas e legumes em feiras. As feiras acontecem em diversas partes da cidade e cada uma delas tem seu dia e local exato. É bom visitar as feiras bem cedinho pela manhã, para escolher as frutas mais frescas e mais bonitas. Porém, no final da feira, é comum conseguir preços melhores pelos produtos restantes. As feiras costumam funcionar de 7h até ás 13h.
Alguns endereços:
Segunda-feira: Rua Gustavo Sampaio – Leme
Terça-feira: Praça General Osório – Ipanema
Quarta-feira: Praça Edmundo Bittencourt – Copacabana
Quinta-feira: Praça Nossa Senhora Auxiliadora – Leblon
Sexta-feira: Praça Nossa Senhora da Paz – Ipanema
Sábado: Praça Nelson Mandela – Botafogo
Domingo: Praça Tenente Gil Guilherme – Urca
Para conhecer mais da cultura do Brasil, conheça a Caminhos Language Centre e os cursos de português para estrangeiros que esta escola de línguas no Rio de Janeiro oferece.
visited one of your markets as a American ex-pat. Wow, loved the selection.
Vocês fazem entregas no Recreio dos Bandeirantes. E possível uma resposta obrigado
Olá, Márcio. Este blog é de uma escola de português para estrangeiros e apenas demos informações sobre onde comprar frutas no Rio.
olá . preciso achar mangaba ou muda de mangabeira. podem me ajudar?
Infelizmente não sei ajudar