Blog
Estilo Brasileiro: Comida de Festa no Brasil
- 11 de novembro de 2021
- Posted by: Amanda Ennes
- Category: Brasil
Se você nunca foi a uma festa de aniversário do seu amigo brasileiro, não tem ideia do que está perdendo. A comida de festa no Brasil é muito diversificada, farta e deliciosa. De aperitivos de dar água na boca a doces dos deuses, a comida de festa no Brasil é definitivamente uma atração à parte.
Table of Contents
ToggleSalgadinhos
Os salgadinhos são petiscos servidos em festas e confraternizações. Geralmente consistem de uma massa frita ou assada em diferentes formatos e com recheios variados, como frango, carne, vegetais ou queijo.
Versões maiores de salgadinhos, chamados de salgados, costumam ser vendidos em padarias e lanchonetes. Um bom exemplo de salgado é a coxinha, favorita entre os brasileiros.
Estes petiscos também podem ser chamados de “Salgadinhos de Festa” para diferenciá-los dos biscoitos de milho que também são chamados de salgadinho em algumas partes do país.
Veja em nosso blog: Coxinha no Brasil – O Salgado Preferido dos Brasileiros
Quibe
Um prato tradicional do Oriente Médio chamado kibbeh foi adaptado para a culinária brasileira com ingredientes e modo de preparo locais. É um salgadinho feito com triguilho, carne moída, hortelã, cebola e especiarias.
Bolinha de Queijo
Massa frita recheada com queijo.
Coxinha
Em festas, é servida uma versão menor da famosa coxinha brasileira. É uma massa frita recheada com frango desfiado e bem temperado.
Rissole
Um aperitivo frito em forma de meia-lua que pode ser recheado com carne, peixe ou queijo. Camarão é o sabor mais popular de rissole para comida de festa no Brasil. O rissole também pode ser escrito como risole, com apenas um S.
Croquete
A massa usada para fazer o croquete é a mesma usada para a bolinha de queijo ou o rissole, mas este salgadinho tem um formato cilíndrico e é recheado com carne assada desfiada ou carne moída.
Enroladinho de salsicha
Existem dois tipos de enroladinho de salsicha. Para a versão frita, a salsicha é envolvida com a mesma massa-base da bolinha de queijo, croquete e rissole. Depois disso, o salgadinho é cortado em pedaços pequenos, que são fritos.
Para a versão assada, a salsicha é cortada em três partes iguais, que são envoltas em uma massa semelhante à massa de pão ou uma massa folhada. Depois, são assadas.
Empadinha
Uma pequena torta salgada, que pode ser servida com os mais variados recheios, como carne moída, palmito, queijo, bacalhau, frango, camarão, legumes e muito mais.
Camarão Empanado
Um camarão sem cabeça enrolado em uma massa de trigo, coberto com farinha de rosca e frito. Seu rabo costuma ficar para fora do salgadinho.
Bolinho de Bacalhau
Um salgadinho de bacalhau frito.
Bolinho de aipim
Esta é uma comida de festa bastante popular no Brasil. A massa é feita com mandioca e o salgadinho pode ser recheado com carne moída, carne seca, camarão, queijo e outros ingredientes.
Folhado
Chamamos de folhado qualquer salgadinho feito com massa folhada. A massa pode ser recheada com carne, frango, peixe, vegetais e qualquer outro ingrediente.
Os sabores mais populares de folhados servidos como comida de festa no Brasil incluem frango desfiado, bacon com ameixa, bacon com abacaxi, queijo brie com damasco, espinafre com ricota, tomate seco, queijo e presunto e muito mais.
Leia mais: Comida Brasileira: Os principais pratos tradicionais do Brasil
Outras comidas servidas em festas no Brasil
Embora os salgadinhos sejam o carro-chefe de qualquer festa no Brasil, outros tipos de comida também são muito populares nas comemorações brasileiras, principalmente nas festas de aniversário de crianças.
- Mini pizza
- Mini sanduíche
- Cachorro-quente
- Pipoca
- Batata frita
- Sanduíche a metro
No Brasil, chamamos de sanduíche a metro os sanduíches feitos com um pão de um metro de comprimento. Eles são cortados em vários pedaços para que as pessoas possam se servir.
- Pastel
Uma massa frita e crocante em forma de semicírculo ou retângulo, recheada com diferentes ingredientes, como carne moída, queijo, camarão e outros. Assemelha-se à empanada espanhola, mas é mais crocante e gordurosa.
Docinhos
Depois de comer tantos petiscos saborosos e sentir que você já está satisfeito, prepare-se! Depois que os brasileiros cantam parabéns (não se esqueça de bater palmas enquanto canta — é tradição) e cortam o bolo, é servida uma variedade de doces. E eles são tão importantes em festas de aniversário no Brasil quanto os salgadinhos apresentados acima.
Essas sobremesas de festa são chamados de docinhos. Veja só!
Brigadeiro
Você já deve conhecer — é a sobremesa brasileira mais famosa no mundo. Brigadeiro é um docinho de chocolate feito com leite condensado, cacau em pó e manteiga. Em seguida, é enrolado em granulados de chocolate.
Beijinho
A mesma coisa que o brigadeiro, mas em vez do cacau em pó, você usa coco ralado na receita. Depois de pronto, enrole seu doce em coco ralado também. Algumas pessoas usam cravo-da-índia para decorá-lo.
Cajuzinho
Apesar do nome, este docinho não leva caju em sua receita. Para fazer o cajuzinho, você adiciona amendoim moído à receita do brigadeiro e molda o doce para que se pareça com um caju. Em seguida, enrole o doce em açúcar e decore com meio amendoim.
Olho de Sogra
Parece estranho, não é? A origem do nome deste doce é duvidosa, mas para fazer o olho de sogra, basta colocar um beijinho em cima de uma ameixa seca e enrolá-lo em açúcar granulado.
Bicho de Pé
Bicho de pé é um docinho de morango feito com leite condensado, manteiga, pó para preparo de bebida sabor morango ou gelatina de morango. Enrole em açúcar.
Surpresa de Uva
Basta enrolar uma uva verde em brigadeiro branco (mesma receita de brigadeiro, mas sem o cacau em pó) e voilá. Algumas pessoas também adicionam leite em pó à receita de brigadeiro branco.
Estilo brasileiro: comida de festa no Brasil
O que você achou desses petiscos e doces? Quer provar todos eles? Conta pra gente.
Se você quer estudar português e aprender mais sobre a cultura brasileira, entre para a Caminhos Language Centre, a maior e mais interessante escola de português para estrangeiros no Rio de Janeiro, Brasil.
Muy buena explicación