09 Set

Já que abordamos os tópicos de por que aprender português brasileiro e os benefícios em aprender uma segunda língua, vamos agora falar sobre os 10 motivos para aprender português no Brasil.

Já sabemos que o português é a sexta língua mais falada no mundo, sendo uma grande ajuda na vida, seja para negócios ou lazer. Falar português também é essencial para viajar pelo Brasil, já que a maioria dos brasileiros não fala outra língua.

Ok, mas você pode aprender português on-line em casa, certo? Você também pode se matricular em uma escola de português em Portugal e aprender português europeu. Você pode até procurar por um professor de português no seu próprio país. A verdadeira pergunta é: por que viajar para aprender português no Brasil?

Bem, temos razões incríveis para convencê-lo.

1. Viajar Pelo País

Uma vez no Brasil, você pode reservar um tempo para viajar e visitar diferentes lugares e culturas dentro do mesmo país. O Brasil é enorme e muito diverso e cada estado tem sua própria culinária, dialeto, tradições e sotaques. Explorar o país não é apenas uma ótima maneira de visitar novos lugares e se divertir, mas também aprender o idioma e suas especificidades ao longo do caminho.

Você vai adorar ver como as pessoas do Sul apreciam um bom churrasco e como o clima é animado e vivo no Sudeste. Você poderá ver com seus próprios olhos as belezas naturais do pantanal do Centro-Oeste e da Floresta Amazônica do Norte. Sem falar na comida deliciosa e nos inesquecíveis sotaques do Nordeste.

Você precisa definitivamente vir ao Brasil para visitar o país e aprender português ao longo do caminho.

2. Viver a Cultura

Vivemos em um mundo moderno globalizado, onde podemos aprender basicamente tudo de casa graças à tecnologia. No entanto, ver vídeos e fotos da internet definitivamente não é a mesma coisa que viver os mesmos momentos com todos os seus sentidos.

10 motivos para aprender português no Brasil

Você precisa estar aqui para entender o que significa ser brasileiro. Você precisa participar de um desfile de carnaval para entender o sentimento, a emoção e a grandeza do evento. Além disso, precisa comer uma feijoada verdadeira feita com ingredientes locais para realmente saborear os temperos. Precisa participar de uma roda de samba para ouvir todos os instrumentos e se envolver na dança.

É importante dedicar seu tempo e viver a cultura porque isso certamente o ajudará a dominar o idioma.

3. Aprender o Vocabulário Informal

Uma das coisas que você definitivamente aprenderá quando viajar para aprender português no Brasil são gírias. Palavras e expressões informais fazem parte do dia a dia de todo brasileiro. E mesmo que você cheque os livros didáticos para saber o significado por trás delas, apenas conversando com brasileiros frequentemente fará com que você as inclua em seu vocabulário diário.

Veja A melhor lista de GÍRIAS cariocas! em nosso blog.

4. Acostumar-se com o Ritmo de Fala

Os brasileiros em geral tendem a falar de maneira rápida. Mas algumas pessoas de partes específicas do Brasil tendem a falar ainda mais rápido.

Os cariocas, por exemplo, falam rápido usando muitas gírias. Já os mineiros costumam omitir partes de palavras e combinar duas ou mais palavras para formar uma nova. Os nordestinos têm sotaque forte e também falam relativamente rápido.

Você precisa visitar novos lugares e conversar com pessoas diferentes para se acostumar se quiser se tornar fluente em português.

5. Divertir-se

Sejamos honestos: todos nós sabemos que o Brasil é um dos melhores lugares do mundo quando se trata de diversão. Do Carnaval à Festa Junina, das boates e festas de rua a um dia na Praia de Ipanema… Você consegue divertir-se em qualquer lugar! Os brasileiros sempre encontram um motivo para festejar, reunir amigos e comemorar.

6. Conhecer Brasileiros

Você nunca vai dominar o português se não praticar com brasileiros nativos. Então, compre uma passagem de avião, planeje sua viagem e simplesmente venha para o Brasil!

7. A Comida!

10 razones para aprender portugués en Brasil

A comida brasileira é realmente deliciosa e você precisa provar os ingredientes locais para experimentá-la de verdade. Sim, você pode encontrar restaurantes brasileiros em outros países, mas não é a mesma coisa. Você precisa da linguiça calabresa para fazer uma feijoada tradicional, do queijo Minas para um verdadeiro Pão de Queijo e do azeite de Dendê para um delicioso Acarajé.

Dito isso, você PRECISA estar no Brasil para provar de tudo.

Se você está planejando sua viagem ao Brasil, confira esta lista de comidas brasileiras que você precisa experimentar enquanto estiver no Brasil e não perca nenhuma delas!

8. Praias Lindas

Planejar uma viagem para aprender português no Brasil é uma ótima desculpa para visitar algumas das mais belas praias do planeta. Da Baía do Sancho em Fernando de Noronha a Lopes Mendes em Ilha Grande, o Brasil tem praias deslumbrantes que costumam aparecer nas listas das melhores praias do mundo. Você deveria conhecê-las!

9. Música

O Brasil é berço de gêneros musicais como Samba, Forró, Choro e Bossa Nova. E sabendo que aprender português através da música é uma forma incrível de mergulhar no idioma, você deveria vir aqui para ver isso de perto. Afinal, seria ótimo se você pudesse apreciar uma boa música brasileira além da mundialmente famosa «Garota de Ipanema».

Você encontrará ritmos diferentes e emocionantes, canções alegres e marcantes em todos os cantos do país. Sempre há algo bom para ouvir. De música divertida para dançar a canções mais calmas para ouvir enquanto assiste a um belo pôr do sol na praia.

E que tal fazer algumas aulas de dança enquanto isso? A Caminhos Language Centre oferece aulas de samba gratuitas semanalmente para todos os alunos. O professor Bruno também ensina outros tipos de dança brasileira, como forró e zouk. Você pode visitar o Brasil e se tornar um dançarino profissional enquanto estuda português no Rio de Janeiro.

10. Fazer uma Imersão

Todos os motivos para aprender português no Brasil mencionados acima chegam à mesma conclusão: se você realmente quer aprender português brasileiro e se tornar fluente, você precisa fazer completa imersão no idioma. A única maneira de fazer isso é passando uma temporada no Brasil.

Isso significa fazer compras, pagar contas em português, pedir comida em um restaurante, fazer amigos brasileiros e ter que lidar com situações do dia a dia em português. Para se tornar fluente, você precisa deixar sua língua materna de lado por um tempo e se obrigar a falar o idioma que está aprendendo tanto quanto possível.

E isso não é tão difícil. Depois de aprender o básico do português, a fluência virá naturalmente com o passar do tempo. Continue estudando, praticando e comece a se ver como um verdadeiro brasileiro.

Mas não se esqueça: divirta-se enquanto estuda!

Aprenda Português no Rio de Janeiro, Brasil com a Caminhos Language Centre

Learn Portuguese in Brazil

Se você quiser mergulhar no português brasileiro, a Caminhos está aqui para apoiá-lo desde o primeiro dia. Na Caminhos, oferecemos um currículo de aprendizagem diversificado e enriquecedor usando a abordagem comunicativa. Este método de ensino de linguagem comunicativa enfatiza a interação. Os professores falarão português o máximo possível durante todo o curso, maximizando o potencial dos alunos. Eles também vão aproveitar suas experiências do dia a dia para montar as aulas, ajudando os alunos a entenderem o linguajar das ruas, importante para aprender a navegar no Rio.

Na Caminhos Language Centre, entendemos que o aprendizado eficaz da língua portuguesa não acontece apenas em um ambiente tradicional de sala de aula. Portanto, nossos professores incorporam uma série de atividades culturais e sociais em suas aulas, como receitas, dramatizações, filmes e atividades musicais.

Também oferecemos um curso de imersão no Rio, perfeito para quem quer aprender português rápido fora de uma sala de aula tradicional. O professor irá garantir que você esteja totalmente imerso na língua, conversação e cultura brasileira. Você vai se envolver com os moradores locais e aprender a lidar com as situações do dia a dia enquanto confere alguns dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, como a estátua do Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Floresta Nacional da Tijuca e o hotel Copacabana Palace.

Agende suas aulas com a Caminhos e junte-se à família.



Leave a Comment